sexta-feira, 13 de agosto de 2010

MOVIE MAKER NA SALA DE AULA

          O windows Movie Maker é uma aplicação simples de edição de vídeo que enriquece o nosso trabalho e o dos alunos em sala de aula. Podemos utilizar esse recurso com alunos de todas as idades, pois permite unir texto, som e imagem.
          Trabalho com crianças de 1º Ano do Ensino Fundamental de nove anos e gostaria de compartilhar com vocês algumas experiências que incluem o uso do Movie Maker na sala de aula.
         A primeira vez que utilizei essa ferramenta foi no final do ano passado quando fiz uma seleção de fotos das atividades realizadas durante o ano, montei um vídeo para presentear os alunos. Percebi que gostaram muito e sentiram-se muito importantes em assistir um vídeo onde eles eram os atores.  Clique aqui para assistir o Vídeo 1. Clique aqui para assistir o vídeo 2. Então, resolvi criar outras oportunidades aos meus alunos utilizando essa ferramenta. Em uma das tarefas da gincana a turma precisaria montar uma propaganda da festa junina da escola e lá estávamos nós ensaiando e produzindo o nosso próprio vídeo.  Clique aqui para assistir o vídeo.
           Outra atividade que produzi com eles foi com histórias, onde os alunos ao ouvirem o CD dos clássicos infantis com a história que eles escolheram, (Chapeuzinho Vermelho) foram desenhando a parte que mais gostaram, cada um desenhou algo sobre a história. Foi montado então o vídeo. http://www.youtube.com/watch?v=bofZqurdl-I
          Esse tipo de atividade pode ser realizado também com música, onde os alunos, ao ouvirem uma música vão desenhando e depois é possível o professor fazer um clipe utilizando as produções dos alunos. Em breve estará disponível aqui esse clipe realizado na minha turminha.
          Como vocês observaram, não é difícil trazer as tecnologias para dentro da nossa sala de aula, basta querer. A escola pode ser um espaço de inovação e principalmente de criação, podemos proporcionar isso aos nossos alunos com algumas ferramentas e alguns recursos que estão ao nosso alcance, basta apenas organizar a utilização delas dentro do espaço escolar.

Um comentário:

  1. Olá Clarice,
    Até eu me apaixonei. É lindo o seu trabalho, continue sempre inovando porque este sim é o melhor presente.
    Parabéns!
    Bjs
    Mônica

    ResponderExcluir